Apresentação

 
A EXPOSIÇÃO

Bem vindos à exposição virtual DESIGN & ARTESANATO: CONEXÕES CRIATIVAS E SUSTENTÁVEIS. Aqui você vai conhecer a produção de Toys (brinquedos de madeira) feitos por alunos da APAE de Balneário Camboriú-SC nas oficinas do projeto de extensão universitária Atelier Solidário, vinculado ao curso de Design de Moda da Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Por meio dessa mostra buscamos oferecer subsídios para que peças de artesanato possam ser produzidas utilizando conceitos de sustentabilidade e gestão criativa do design. 

O ATELIER
SOLIDÁRIO

O projeto de extensão comunitária Atelier Solidário tem como finalidade promover ações economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente corretas visando o desenvolvimento das comunidades locais e regionais. O objetivo do projeto é criar produtos de design em coparticipação com as populações atendidas, utilizando materiais de descarte fabril que, por meio da gestão criativa do design, contribuam para a geração de renda e/ou a melhoria da qualidade de vida de comunidades menos favorecidas localizadas no entorno da Univali.

A COLEÇÃO

Neste trabalho, o Atelier Solidário atuou em parceria com a APAE de Balneário Camboriú-SC, capacitando um grupo de alunos para o desenvolvimento de artigos de design utilizando materiais descartados por fábricas da região, com o intuito de promover sua inserção no mercado de trabalho e possibilitar a obtenção de renda para os mesmos. As oficinas semanais aconteceram no LAMOV-Laboratório de Modelagem e Vestuário e no LAMMO-Laboratório de Materiais e Modelos da Univali, campus Balneário Camboriú-SC. Realizando adaptações de metodologias de Design especialmente para esse grupo de trabalho, o resultado do processo foi a criação de uma coleção de 32 Toys (brinquedos de madeira), conjugando fundamentos de criatividade, sustentabilidade e solidariedade.

CONEXÕES
POSSÍVEIS

Por meio dessa exposição virtual, que inclui relatos do processo de produção da coleção do Toys e das ferramentas de design utilizadas na sua concepção, buscamos oferecer subsídios para que peças de artesanato possam ser produzidas por meio da gestão criativa do design e utilizando conceitos de sustentabilidade. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de um artesanato com valor agregado, possibilitando o incremento da sua comercialização e, consequentemente, a melhoria da geração de renda para os artesões do município de Balneário Camboriú-SC, assim como para os demais interessados em que residem no território brasileiro.